31 de julho de 2011

Você sabe o que é silicose ?

por Raquel Lima

A Silicose é uma das doenças pulmonares mais antigas causada pela inalação de poeiras minerais durante a exposição ocupacional, causa a inflamação  e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão perdendo sua elasticidade ,requerendo do indivíduo um maior esforço para conseguir respirar. Em sua forma crônica é irreversível, a doença pode levar a invalidez do trabalhador e até a óbito em alguns casos .
A poeira mineral citada acima consiste em finas partículas de Sílica Livre Cristalina,  presentes em diversos produtos utilizados no laboratório de Prótese Dentária , que ao sofrerem manipulação se desprendem ,formando a poeira que posteriormente poderá ser inalada .
Apesar da Silicose ser  reconhecidamente  uma doença ocupacional é perfeitamente previsível .

Limpeza de revestimento : material contém Sílica.


A grande estratégia de prevenção é o uso de um Protetor Respiratório correto, o preconizado pela Fundacentro é o que recebe a classificação de N95, além do gerenciamento da produção de pó gerados , através  de ações de gestão laboratoriais , como aquisição de equipamentos que minimizem o pó gerado, o isolamento de setores com maior geração de poeiras , a constante limpeza do ambiente ,o treinamento dos trabalhadores  dentre outras .
Conscientização e implementação de uma gestão segura para o TPD constituem ações preventivas na aquisição de uma doença tão séria como a Silicose.

Abraços Raquel L.Lima

Dados extraídos : wikipédia , acesso em 27/07/2011

Um comentário:

  1. Soy un lector a largo plazo de su blog. He aprendido mucho de usted y de las ideas de sus lectores. Permítanme compartir mi experiencia con Dove, Dove ha sido parte de mi hogar desde que tengo memoria y como tengo una piel muy sensible, el jabón Dove, así como el resto de su línea de productos, funcionan bien para mí. Hasta que tuve un cáncer de piel donde me recomendaron al centro herbal Dr. Itua para someterme a un tratamiento de tres semanas que realmente curó mi cáncer de piel y hoy estoy completamente curado del cáncer de piel. También recomendaré al Dr. Itua para curar el herpes, el VIH / SIDA, la diabetes, la hepatitis, Lupus, Artritis, Cáncer, Lyme. cualquier persona con cualquier tipo de cáncer o enfermedad e infecciones que se comunique con el centro de hierbas del Dr. Itua en su sitio web https://drituaherbalcenter.com/shop/ o envíele un correo electrónico directamente a su dirección de correo electrónico drituaherbalcenter@gmail.com para ordenar su medicina a base de hierbas de cualquier tipo para sanar.

    ResponderExcluir