16 de janeiro de 2011

Parando pra pensar


O desenvolver de  um trabalho protético.

 Através deste fluxograma, podemos ter  noção de quantas pessoas estão envolvidas no processo de confecção de um trabalho protético. Lembrando que esta sequência, poderá ser repetida inúmeras vezes (provas), dependendo da complexidade do trabalho ou técnica  empregada.
Imagine se estas pessoas não estiverem "falando a mesma língua” ou  não estiverem trabalhando em grupo com objetivos comuns?
A integração da Equipe Odontológica é importantíssima, entregar trabalhos de qualidade ao paciente e tentar suprir suas expectativas faz parte de nossa missão.
Sabemos que ele o "Paciente" poderá sair com autoestima em alta após a finalização, nosso trabalho é maravilhoso, devolvemos sorrisos! A responsabilidade e empenho devem ser de todos envolvidos nesse processo.
Buscamos aprender técnicas novas, materiais e equipamentos de ponta a todo instante, mas estamos também nos preocupando com "infecção cruzada", com saúde e bem estar da Equipe Odontológica?
O “devolver sorrisos” deveria ser completado com:
 Estou cuidado de mim?
Será que através de algum procedimento laboratorial, estou disseminando micro-organismos nos trabalhos que manipulo?
O que preciso fazer para adotar procedimentos de Biossegurança no meu dia a dia?
A minha comunicação com a Equipe Auxiliar e Cirurgião, além de técnica, esta clara de como eles procedem à desinfecção ao mandar trabalhos ao laboratório?
A Equipe do Consultório sabe como funciona ou se funciona um protocolo de Biossegurança laboratorial?
Estas e outras inúmeras perguntas poderiam ser levantadas nesta postagem, mas o intuito é realmente levar os leitores a se questionar, no que e porque precisamos mudar alguma atitude ou mantê-la como já praticamos.
A comunicação Equipe Laboratorial x Equipe Consultório, é mais uma vez levantada, tudo para promover trabalhos responsáveis e SAÚDE.

Deixe seu comentário! 
Faça parte desse projeto.

 Por Erika Leite