6 de abril de 2011

Os Ruídos e seus Efeitos em nossa Audição



Queridos amigos muito tem se falado sobre a proteção contra as doenças infecto contagiosas, as doenças de mau posicionamento, dentre outras, Mas hoje quero falar sobre o nosso tão precioso Sistema Auditivo.
Dentro do Laboratório de Prótese, temos inúmeras máquinas que produzem ruídos frequentes. Os Ruídos são sons indesejáveis, que representam um risco ocupacional e acabam por acarretar danos  a nossa audição e ao nosso estado psíquico e emocional já que, além da perda auditiva,  podem causar  aumento de pressão arterial e cardíaca  .
O risco ao ruído mais comum é o "déficit auditivo induzido por ruído”, que se dá após uma exposição longa ao mesmo. Mas felizmente este risco pode ser prevenido ou se possível amenizado.
O Ministério do trabalho NR-15 anexo 1 preconiza que o trabalhador deve ficar exposto por no máximo 8 horas diárias á exposição de 85dB .
O que alguns estudos sugerem é que dois motores de chicote, por exemplo, produzem o ruído de até 92db e esse é apenas um dos exemplos dos equipamentos que utilizamos no laboratório. E então como podemos nos proteger contra possíveis perdas auditivas?
Primeiramente, prestando mais atenção que esses ruídos existem dentro do laboratório, dando preferencia em adquirir equipamentos de empresas que nos forneçam avaliação dos decibéis emitidos, bons projetos acústicos para os equipamentos que emitem maiores ruídos como os compressores, por exemplo, constante manutenção dos equipamentos já existentes, utilizar protetores auditivos durante a jornada de trabalho.
Só tomando essas pequenas atitudes podemos evitar danos muito maiores futuramente, vivendo sempre com mais qualidade de vida,
Experimente perguntar a um portador de aparelho auditivo como é complicado se adaptar a esse dispositivo.

Abraços

 Raquel  Lima