5 de setembro de 2011

A Educação para Segurança na Vida do TPD deve começar na escola.

Por Lucimara Sertório 

É fato a grande importância que o Técnico em Prótese Dentária deve ter em relação à sua saúde quando se trata dos cuidados de manipular trabalhos e objetos em seu laboratório de prótese. Já está caracterizada essa contaminação por vírus e bactérias através de moldes e modelos provenientes dos consultórios odontológicos.
Na escola, damos ênfase à biossegurança, seja ela para ensinar nosso aluno os cuidados com a manipulação de moldes, modelos e peças protéticas que chegam dos consultórios, até o cuidado com eles próprios com a utilização de equipamentos de proteção individual como óculos de proteção, máscaras, luvas e até cabelos presos para não causar acidentes.
No primeiro módulo damos ênfase nas disciplinas de Biossegurança e Saúde a desinfecção dos materiais, ao uso e explicações de EPIs e EPCs, a ergonomia levando em conta a posição que o aluno e futuro profissional devem ter ao senta-ser em suas bancadas, como deve estar dispostos seus equipamentos sobre a bancada para melhor manuseio, a altura da cadeira correspondente à sua altura em relação à bancada e também exercícios de alongamentos para que não haja prejuízos em sua saúde em relação as lesões por esforços repetitivos (LER). No terceiro módulo, na disciplina de Gestão alguns conteúdos são revisados e aplicados no projeto multidisciplinar.
Sendo assim os alunos saem da escola com um grande conhecimento de como devem preservar sua saúde na profissão Técnicos em Prótese Dentária, levando em conta essa preocupação, terão grande êxito nas prevenções pessoais e também de seus clientes e consequentemente dos pacientes.


-      LUCIMARA SERTORIO
-      Tecnóloga em Prótese Odontológica Buco – Maxilo – Facial, formada pelo Instituto Metodista de Ensino Superior -1994
-      Especialista em Prótese Total pelo Senac – São Paulo - 2004
-      Pedagoga e Professora da disciplina de Prótese Total
-      Coordenadora do curso Técnico em Prótese Dentária do Instituto Polígono de Ensino, Santo André, SP;
-      Ministradora de cursos de Montagem de Dentes e Caracterização e Pigmentação em Prótese Total;
-      Especialista em cursos de Prótese na Educação à Distância
-      Consultora Técnica Odontológica da Dentbras